1.12.05


Show do "zopino" = Mano Solo, da Fran�a para a Bienal em ivisit.net/arts/creative/corpos Posted by Picasa

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O Grupo Corpos informáticos realiza pesquisas artísticas em performance, videoarte, videoinstalação, vídeo-perfomance, performance em telepresença e web-arte (www.corpos.org).

Constituímos o Corpos Informáticos na Universidade de Brasília com atores, performers, técnicos, e artistas plásticos, em 1992. Seu objetivo primeiro é interrogar as possíveis relações entre, por um lado, o corpo real, o corpo carne, o corpo presença, isto é, o corpo da linguagem artística Performance, aquele que atualiza o tempo real em uma arte perto do público, uma arte a não respeitar, a "tocar por favor", do outro lado, a tecnologia, principalmente a rede mundial de computadores.

Na 5a Bienal do Mercosul, o Grupo propõe “Estar”. Trata-se de uma sala de estar real, aconchegante, onde o público é convidado a estar. São cadeiras, sofás, mesa de centro, mesa de canto, abajures, porta-retratos, estante com enfeites, livros, pequenas obras de arte do Grupo e de outros artistas, e três computadores. Nos computadores abre-se uma sala de estar virtual onde o público da Bienal e internautas de todo mundo podem estar. A proposta é relacional. Buscou-se gerar comunicação entre subjetividades, interlocução, interação. Real e virtual se mesclam criando um outro espaço, aquele de corpos, mentes e desejos expandidos via rede mundial de computadores.

As mais marcantes participações do Corpos Informáticos com performances em telepresença (tecnologia utilizada em “Estar”), foram Intrasite (Montreuil, França, 1999); Infoporto (Brasília, 1999); 2a Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 1999); Medi@terra (Atenas, Grécia, 2000); FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, São Paulo, 2001, 2002 e 2005); Galeria Piccola 1, Conjunto Cultural da Caixa, (Brasília, 2002); Teatro do Centro da Terra (São Paulo, 2002); Art Frankfurt (Frankfurt, 2003); Espaço ECCO (Brasília, 2003); Constelação (sob a direção de Renato Cohen, São Paulo, 2003); Congresso Art,Technology and Communities (Rhode Island, 2004); Telematic Dress/Connective Tissue (com o grupo AdaPT, 2005); HTMlles (Montreal, Canadá, 2005).

O Grupo de Pesquisa Corpos informáticos é atualmente formado por Alexandre Cerqueira, Bia Medeiros (coordenadora), Carla Rocha, Cyntia Carla, Francisco Rah, Maicyra Leão, Marta Mencarini, Pablo Braz, Renata Barreto.

December 1, 2005 at 7:02 PM  

Post a Comment

<< Home